17 de novembro de 2014

Aluna da escola Paulo Blasi é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa.

  • Banner
Aluna da escola Paulo Blasi é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa.PDFImprimirE-mail
Por Ascom - CAMILA BEBBER GOMES - SDR Campos Novos   
Seg, 17 de Novembro de 2014 08:58
pequenaCampos Novos – Demonstrando que o hábito da leitura realmente pode ser o caminho para o conhecimento e desenvolvimento educacional, a aluna do 3º ano do Ensino Médio da EEB Paulo Blasi, de Campos Novos, Thais Lizandra de Souza, de 17 anos, é a única semifinalista da 8ª Regional de ensino da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014.
Classificada na categoria Artigo de Opinião, com o texto Biblioteca Pública: o futuro da geração camponovense, a aluna segue para Brasília na próxima segunda, dia 17, onde participa até quarta-feira, dia 19 desta fase do evento. Em seu texto Thais defende a construção desta obra no município de Campos Novos, que inclusive é projeto apoiado financeiramente pelo Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam do Governo do Estado de Santa Catarina.
Sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa da Escola, Sonia Aparecida Sutil, que vai lhe acompanhar nesta etapa da competição, a aluna construiu um texto defendendo a tese que a construção da biblioteca pública, além de oportunizar conhecimento a todos, em espaço oportuno para esta finalidade, ainda promove a educação, que segundo Thais, é o ponto de partida para todas as mudanças pelas quais a sociedade precisa passar.
Aluna empenhada, amante de livros e com facilidade nos textos, Thais construiu toda sua vida escolar na EEB Paulo Blasi, onde entrou ainda na Educação Infantil. De acordo com a mãe, Márcia Dutra de Souza, Thais sempre foi boa aluna e trouxe orgulho para a família. “Ela lê muito, ama livros, raramente falta à aula e sempre foi estudiosa e dedicada, sempre nos trouxe orgulho em sua caminhada escolar.”, disse a mãe, que agora, participa da expectativa da filha diante dessa nova conquista.
Crítica e formadora de opinião em temas polêmicos, a aluna se prepara agora para prestar vestibular para Direito. “Gosto de leis, sociologia, filosofia e penso que o gosto pela leitura pode me ajudar muito nessa profissão, que penso, abre muitas frentes de atuação. Esse mesmo gosto que me fez chegar até aqui com meu trabalho, pois a leitura abre a cabeça e nos traz boas ideias”, considerou.
A diretora da EEB Paulo Blasi, Marilda Bearzi Ramos, confirma a boa conduta escolar da aluna. “Temos muito orgulho de através da Thais e da brilhante atuação da professora Sonia Sutil estarmos representados num concurso tão importante como esse. Essa oportunidade vem para fechar com chave de ouro nosso ano letivo e também a vida escolar da Thais que se encerra neste ano no Ensino Médio. Ela merece, é muito dedicada”, disse Marilda.
 Já a gerente de educação da SDR Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir ressaltou que a rede estadual de ensino da 8ª Regional tem sido destaque nos vários eventos educacionais os quais tem participado. “Temos a honra de estar colhendo bons frutos do bom trabalho realizado pelas unidades escolares que compõem a 8ª Regional, a direção, professores e alunos. Isso é o resultado de um trabalho de esmero e dedicação que realizamos em conjunto, em beneficio apenas da boa educação no Estado e na região”, disse.
De todo o Estado de Santa Catarina, 28 alunos da rede pública foram classificados para esta etapa, oito deles em Artigo de Opinião.

5 de novembro de 2014

AULA ORIENTAL

Aula de cultura Oriental
Na última quarta-feira (09/05), o Ensino Médio Inovador da E. E. B. Paulo Blasi iniciou o Projeto “Diversidade” com palestra proferida pela professora Karim Bevervanso, formada em dança Maitré e grande conhecedora da cultura oriental. O alunos também tiveram a oportunidade de assistir à apresentações de dança do ventre, dança indiana clássica e bollywood, exposição de fotos, objetos e roupas vindas do Oriente.
Esta atividade que contempla os conteúdos das disciplinas de História, Geografia e Educação Física foi organizada pelas professoras Marilene, Rosane e Janete, e, foi um grande sucesso!
A diretora Marilda Bearzi Ramos e a coordenadora do Ensino Médio Inovador Edna Mara Martins, parabenizam o excelente trabalho realizado pelas professoras e alunos, ressaltando a importância dessas atividades diferenciadas.

Feira Estadual de Matemática

A direção da EEB Paulo Blasi incentiva  a pesquisa científica e proporciona todo o apoio para que professores e alunos busquem e demonstrem o conhecimento adquirido em sala de aula. Neste ano a escola obteve bons resultados e conquistas  em vários concursos, festivais e feiras, destaca a diretora  Marilda Ramos.
A participação na Feira Estadual de Matemática, em Jaraguá do Sul também foi um sucesso. Entre mais de 170 trabalhos de todas as escolas de Santa Catarina, nossos dois trabalhos conquistaram a classificação para a Feira Nacional de Matemática que acontecerá em 2015.
Os trabalhos classificados foram os seguintes:  NÚMEROS DO CIRCUITO RESIDENCIAL dos alunos do Ensino Médio Noturno Ian Guarda e Milena Wilpert, orientados pelo Professor Jean Carlo Matos e JOGOS MATEMÁTICOS E O BRAILE da aluna Cristina Lima, da educação especial/ SAEDE, orientado pela professora Maria Solange Pinheiro se destacaram entre os demais participantes.
A Direção agradece a todos que se envolveram nos projetos, aos familiares, aos professores orientadores e principalmente aos alunos que representaram muito bem nossa instituição de ensino. Parabéns! estamos orgulhosos de todos vocês!







Projeto Meio Ambiente

21SETEMBRO DE 2012.
O projeto plantando e cuidando da vida que refere-se a preservação do meio ambiente foi desenvolvido na EEB. Paulo Blasi com as turmas dos períodos matutino e vespertino 3° ano 01 e 3º ano 02 pelas professoras Rosane Kemer, Aldinéia Almeida e pela coordenadora pedagógica Marise Vieira.
No dia 06/06/12 o trabalho foi realizado com sementes de alpiste. Os alunos receberam copos plásticos perfurados para decorar rostinhos com tinta guache, tintas coloridas e muita criatividade. Após os copos secarem, as crianças forma ao pátio da escola para buscarem e encherem os copinhos com terra, depois as sementes foram plantadas e regadas com cuidado e muito carinho.
Passada uma semana as crianças observaram que as sementes haviam germinado e dia a dia foram percebendo o desenvolvimento das plantinhas.
Os capins nascidos e crescidos forma dando uma forma de cabelinhos, e com isso os alunos ficaram entusiasmados com as mudanças e as transformações ocorridas.
Durante o trabalho nalguns alunos retrataram o que mais gostaram e o que mais foi importante para eles.
-A aluna Kaune relatou que o trabalho foi interessante porque o alpiste é um alimento para os passarinhos continuarem vivendo.
-Paola:gostei muito do trabalho porque forma os próprios alunos que buscaram terra, plantaram e molharam as plantinhas.
Elis:gostei porque foram feitos os rostinhos nos copinhos para nascerem os cabelinhos e a planta nos dá a vida;.
-Renata:achei legal por que as plantas cresceram rápido.
-Adriane:cresceram rápido porque regamos e demos carinho.
Erick:além de ser uma diversão estamos ajudando a natureza.
-Kauan:gostei muito, ajudei a natureza e aprendi que não devemos destruí-la.
-Catiane:achei muito legal, é muito bom aprender como cuidar das plantas.
-Cristofer:gostei, porque estou ajudando o meio ambiente.
-Leinardo:gostei, porque também estou ajudando os passarinhos.
-Thalia:aprendi a ajudar a natureza, cuidar e não jogar lixo.
-Luiz Roberto:gostei, porque aprendi a plantar e também posso enfeitar com um topete do Neimar ou do Ganso.
-Luiza:eu adorei porque dá para ajudar a natureza e alimentar os passarinhos.
-Rafael:gostei da parte de fazer os rostinhos, foi divertido.
-Carlos:gostei porque ajudei a natureza e também brincamos.
 Com este projeto buscamos conscientizar os alunos da importância, valorização e respeito a natureza. Este trabalho foi muito gratificante, pois era notório a satisfação e a alegria dos alunos em entender o que estava acontecendo , pois a participação e o envolvimento de cada um, fez com que notassem o quanto é essencial a responsabilidade e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, o que foi fundamental neste processo de interação e aprendizagem.
http://www.escola.sed.sc.gov.br/eebpauloblasi/files/2012/07/dscf2116-300x225.jpg
http://www.escola.sed.sc.gov.br/eebpauloblasi/files/2012/07/dscf21151-300x225.jpg

http://www.escola.sed.sc.gov.br/eebpauloblasi/files/2012/07/dscf21252-300x225.jpghttp://www.escola.sed.sc.gov.br/eebpauloblasi/files/2012/07/dscf2139-300x225.jpg