16 de novembro de 2015

Profª Rosecler Serena

No 2º semestre iniciamos em sala de aula com os alunos dos 3º anos 01 e 02, atividades relacionadas à literatura infantil, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura  de diferentes gêneros literários ( fábulas, contos, gibis, revistas, etc), também de valorizar os alunos na sua oralidade, espontaneidade, fazendo com que eles percam o receio, a timidez e se desenvolvam melhor em seus relacionamentos de linguagem, expressões, escrita, etc...
Com isso, toda semana, no caderno específico de literatura ou de textos como é chamado, todos os alunos dos 3º anos 01 e 02 levam como atividade de casa, textos diferentes ou livros infantis para a leitura, interpretação, escrita (cópias) e ilustrações.
Nesse momento de leitura, há umas duas semanas trabalhamos em sala de aula e também como tarefa de casa, uma produção de história criada por cada um dos alunos, tendo como base  palavras chaves que poderiam ser usadas em sua história, que escolheriam um título e desenvolveriam essa história depois de escrita no caderno, a ser contada em forma de teatro, montado com materiais de dobraduras, fantoches e cenário adequado, porém simples para que cada aluno relatasse sua  história para a turma.
A realização dos trabalhos foi um sucesso porque contou com a colaboração e atenção de todos os alunos, na hora de apresentar e quando estavam escutando os outros falarem sua história.
Nós professores dos 3º anos 01 e 02, Rosecler Serena e Irma Lins, procuramos ajudar  na ampliação dos conteúdos usando a criatividade dos alunos e avaliamos como positiva essa atividade, pois vem ao encontro da Proposta da Alfabetização na hora certa (curso desenvolvido pela Gerência de Educação para os professores de 1º ao 3º anos)
Parabéns a todos os alunos!
3º01 e 3º02
Profª Rosecler Serena e Profª Irma Lins.
Texto e fotos Rosecler Serena
(clicar na foto para visualizar as demais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.

Obrigado.